er

er

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O transporte urbano do Rio é negócio de mais de 1 bilhão de reais por ano

EM 2008 - O paraense Jacob Barata, de 64 anos, está preparando uma grande guinada nos negócios da família. Dono de 25% da frota de ônibus do Rio de Janeiro, Barata vai tentar a sorte na privatização de trens e barcas do Estado. No fim do ano passado, associado a grupos europeus, por pouco não arrematou o metrô carioca, privatizado pelo governador Marcello Alencar. "Com as privatizações, o ônibus vai ser um transporte auxiliar", acredita Barata. "Não posso perder o bonde." De família pobre, Barata chegou ao Rio aos 14 anos e fez de tudo um pouco. Vendeu panelas e penicos no subúrbio, foi escriturário de banco e revendedor de jóias. Aos 18 anos, comprou seu primeiro ônibus, que ele mesmo dirigia. O carro foi comprado em sociedade, até hoje uma característica do empresário: ele participa das ações de 25 companhias diferentes. Barata tem 85 sócios com quem lida pessoalmente. Além das empresas de ônibus, possui três concessionárias de veículos, três hotéis, uma fábrica de ônibus e um banco, o Guaranabara. Mora num apartamento na Avenida Vieira Souto com vista para o mar de Ipanema e passa os fins de semana numa mansão no Alto da Boa Vista, bairro de classe alta e tradicional do Rio de Janeiro.
Falso prejuízo O transporte urbano do Rio é negócio de mais de 1 bilhão de reais por ano. Quase 80% da população carioca depende dos ônibus para se locomover. O poder político dos empresários é enorme. "Os políticos sempre querem ganhar com o lançamento de novas linhas de ônibus", reconhece Barata. "Sou empresário e entro em qualquer bom negócio que aparecer." Nos anos 70, para evitar a concorrência das barcas estaduais, as empresas cancelaram suas linhas de ônibus nos terminais da orla marítima. Conseqüência: até hoje, apenas 2% dos passageiros que cruzam a Baía da Guanabara usam as barcas. Os demais se acotovelam nos ônibus da Ponte RioNiterói. Cinqüenta e cinco empresas controlam os ônibus da cidade. A maioria está nas mãos de apenas seis empresários que, nas décadas de 60 e de 70, receberam as linhas de graça da prefeitura e ainda ganharam o direito de explorá-las sem pagar impostos. "Os empresários dos ônibus têm um poder grande de barganha porque, se pararem de trabalhar, a cidade também pára", diz o engenheiro de transporte carioca Fernando McDowell. 

leia : Os barões do transporte urbano REVISTA VEJA



3 comentários:

  1. E a mulher do cabral...é parente deste mafioso






    ResponderExcluir
  2. O povo brasileiro tem que ficar espertos e partir pra cima nao dos.politicos e sim nesses empresarios que manipulam esses politicos conhecidos que. nunca sai do poder....o Brasil ta nas maos desses empresarios da area de transporte, construcao civil, banqueiros.......tem que fazer barulho em frente a casa desses caras e nao em frente a prefeitura.....eles nao moram la.....tem que mexer com o bem estar deles...pois sao empresarios que estao na vida publica ganhando dinheiro nas nossas. custas..ficam quietinhos manipulando o Sistema e ganhando dinheiro.....como diz uma frase do capitao nascimento......O Sistema e foda.........O povo brasileiro tem que quebrar esse Sistema que rola nos bastidores entre esses empresarios e politicos e colocar gente seria e transparente que nao sejam corrompidos por esses empresarios de alto escalao

    ResponderExcluir
  3. gssdfasdfhfgmnvbm cbnkhedh

    ResponderExcluir