er

er

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os números do ISP estão sendo colocados em dúvida pelo deputado estadual Rodrigo Dantas (DEM).

ISP: Crimes em queda no estado. Deputado questiona e quer CPI




O Instituto de Segurança Pública (ISP) constatou nova queda na criminalidade no estado em março. O levantamento nas ocorrências registradas em delegacias mostrou diminuição nos quatro indicadores estratégicos estabelecidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) – homicídio doloso, latrocínio, roubo de veículos e a transeuntes.

O número de homicídios dolosos (com intenção de matar), que em março de 2009 foi de 588, não passou dos 493 no mesmo mês deste ano, com uma redução de 16,2% (menos 95 vítimas). O índice de queda é quase o duas vezes maior que a meta da SSP para o semestre, que é de redução de 6,33%.

O trimestre inicial do ano também tem números em queda: em 2009, 1.695 pessoas foram assassinadas no estado, enquanto em 2010 ocorreram 1.414 homicídios.

A doutora Sílvia Ramos, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, mostrou-se otimista especialmente com a diminuição do número de homicídios, mas ressaltou que ainda é cedo para comemorações.

– O resultado é positivo, mas só em mais um ou dois meses se poderá perceber se houve realmente uma queda. No ano passado, também houve decréscimo no início e depois os números voltaram a subir. Por isso, é preciso aguardar para verificar se realmente existe uma redução, principalmente de homicídios – argumentou, lembrando que as Unidades de Polícia Pacificadora deram uma esperança na questão da segurança.

Em relação aos latrocínios (roubos seguidos de morte), houve 16 casos registrados neste ano, contra 30 de 2009.

Já as ocorrências de roubo de rua (assaltos em ônibus, roubo de celulares e a transeuntes) caíram em 1.524 casos. E 523 veículos deixaram de ser furtados ou roubados em comparação com março do ano passado.

Deputado quer CPI

Os números do ISP estão sendo colocados em dúvida pelo deputado estadual Rodrigo Dantas (DEM). Ele informou ter coletado assinaturas suficientes para dar entrada no pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o objetivo de apurar a metodologia do instituto.

– Às vezes, você vê um caso de bala perdida no jornal, e quando sai o estudo ele não é computado. Eles torturam os números, que acabam dando o que querem. É preciso saber também como os dados são usados, para policiar cada área de acordo com a necessidade – disse Dantas.

A Secretaria de Segurança Pública não comentou as suspeitas. O órgão acrescentou que o presidente do instituto, o tenente coronel da PM Paulo Augusto Souza Teixeira, está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a metodologia.

FONTE:JB

4 comentários:

  1. DIA 19 MAI - GREVE NA POLÍCIA CIVIL.
    JORNAL O POVO DO RIO:
    LUTA POR MELHORES SALÁRIOS
    Policiais Civis podem parar na quarta, dia 19
    Amanhã, às 10h, policiais civis de todo País fazem assembléias para deliberar sobre indicativo de greve geral a partir do dia 19 de maio. A convocação é da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policias (Cobrapol) e da Comissão Coordenadora do Movimento em Defesa dos Policiais. No Rio, o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) chama a categoria para assembléia às 10 h em frente à sede da Polícia Civil no Centro, com a presença do presidente da Cobrapol, Jânio Gandra. O objetivo das assembléias é pressionar a Câmara dos Deputados a retornar a pauta de votação da PEC 446/09, que cria o Piso Salarial Nacional para policiais civis, militares e integrantes do Corpo de Bombeiros. A matéria foi aprovada em primeiro turno no início do mês de março, sendo retirada logo em seguida por meio de um acordo de líderes. Pela proposta o piso provisório será de R$ 3.500, faltando votar ainda três dos quatro destaques apresentados. De acordo com Gandra, depois de muita pressão, o presidente da Câmara Michel Temer se comprometeu em colocar a votação da PEC 446/09 até o próximo dia 15 de maio. A Cobrapol está enviando ofícios à Comissão Organizadora da Fifa informando que a segurança do evento não está garantida por causa dos baixos salários.

    ResponderExcluir
  2. CADÊ O REAJUSTE DE 2010 PARA OS POLICIAIS, CABRAL?
    CADÊ O REAJUSTE DE 2010 PARA OS POLICIAIS, CABRAL?
    CADÊ O REAJUSTE DE 2010 PARA OS POLICIAIS, CABRAL?
    CADÊ O REAJUSTE DE 2010 PARA OS POLICIAIS, CABRAL?

    ResponderExcluir
  3. Deputado, tenho uma dúvida apenas o senhor fala desses escândalos na Alerj, não tem medo?

    ResponderExcluir
  4. TÃO LOGO NÓS SERVIDORES DO RJ SAIBAMOS QUEM REALMENTE VENHA COMO CANDIDATO AO GOVERNO DO RIO, TODOS NÓS, DIGO TODOS JUNTAMENTE COM SEUS FAMILIARES, QUE SOMADOS CHEGA PERTO DE “UM MILHÃO DE PESSOAS“, NÃO FAÇAMOS COMO EM OUTRAS ELEIÇÕES ONDE VOTAMOS SEM SABEDORIA (NÃO TÍNHAMOS UM CANDIDATO CERTO, VOTAMOS EM BRANCO OU ANULAMOS O NOSSO VOTO). SE REALMENTE QUISER-MOS MUDAR O QUADRO TRISTE QUE NOS ENCONTRAMOS, TEREMOS QUE ESCOLHER EM QUEM VOTAR MESMO QUE ESSE ESCOLHIDO JÁ TENHA SIDO GOVERNADOR ANTERIORMENTE, POIS NÓS SE FORMOS ORGANIZADOS E NÃO DISPERSOS COM SEMPRE FOMOS, CONSEGUIREMOS ELIMINAR DE VEZ O IMPÉRIO QUE SÉRGIO CABRAL E SUA QUADRILHA MONTARAM EM NOSSO ESTADO NESSES ÚLTIMOS QUATRO ANOS. TÃO LOGO SAIBAMOS QUEM SERÃO OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RJ, OS LIDERES DE CATEGORIAS E DE SINDICATOS TERÃO QUE SE UNIR E FAZEREM UMA REUNIÃO COM O CANDIDATO ESCOLHIDO EXPONDO AS NECESSIDADES DE CADA CATEGORIA E INFORMAR AO TAL CANDIDATO O QUE SE ESPERA DELE CASO SEJA ELEITO E SÓ ASSIM PODER SE FAZER UM PACTO COM ESSE CANDIDATO E DIVULGAR EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ACESSADOS POR FUNCIONÁRIOS ESTADUAIS SOLICITANDO QUE VOTEM NO TAL CANDIDATO. CREIO QUE CONSEGUIREMOS DIRECIONAR MUITOS VOTOS PARA UM ÚNICO CANDIDATO E COM ISSO HAVERÁ UMA GRANDE CHANCE DE SE BANIR DE VEZ SÉRGIO CABRAL DO PODER.
    OS SERVIDORES ESTADUAIS NUNCA SE ORGANIZARAM PARA ELEGER NENHUM CANDIDATO, SEMPRE VOTARAM EM QUEM ACHAVAM MELHOR OU ANULARAM SEUS VOTOS E COM ISSO NUNCA TIVERAM UM GOVERNADOR COMPROMISSADO COM SEUS SERVIDORES.
    PENSEM NISSO E DIVULGUEM A TODOS OS SERVIDORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE VOCE CONHECER.

    OBS: TEMOS QUE SER ORGANIZADOS!!!

    ResponderExcluir