er

er

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

VOCÊ CONHECE O “decreto Luciano Huck”?

Sérgio Cabral: Tragédia anunciada, sumiço e irresponsabilidade em Angra

O saldo da tragédia de Angra dos Reis, município litorâneo do Rio de Janeiro, dificilmente poderia ser pior. Mortes, pessoas desabrigadas, irresponsabilidade do poder público, inércia quanto a um desastre anunciado e a noção de que não se pode confiar em um Governador que, simplesmente, desapareceu.

Toda a catátrofe ocorrida por conta das fortes chuvas, noticiada largamente nos jornais, era de certa forma prevista. Laudos e estudos mostravam a fragilidade da região há tempos. Nada foi feito por um poder público chefiado por um Governador que, pasmem, até mesmo afrouxou fortemente, há pouco tempo, as regras para a ocupação da região atingida.

É isso mesmo que está escrito. O Governador Sérgio Cabral (PMDB) assinou decreto em meados do ano passado permitindo a construção de edificações - normalmente mansões de ricos e famosos – na área de preservação ambiental que engloba os pontos mais calamitosos de hoje.

Meses após a assinatura do decreto, que modificou as regras da APA Tamoios, o Ministério Público Federal apontou irregularidades nestas mudanças. Nenhuma providência foi tomada.

O decreto, por beneficiar as celebridades, ficou conhecido jocosamente como “decreto Luciano Huck”, em alusão à mansão que o apresentador possui na região.

Pois bem. Como se já não bastasse toda a inércia com relação a um problema grave, que poderia ter sido evitado se os estudiosos fossem ouvidos e as precauções necessárias empreendidas, e a irresponsabilidade de aprovar a ampliação da ocupação justamente desta área, o Governador ainda nos brinda com o sumiço.

Embora continue alegando que estava em Mangaratiba – município vizinho a Angra dos Reis -, em detrimento dos boatos de que teria passado o réveillon no exterior secretamente para não ser mais criticado pelas inúmeras viagens, o Governador Sérgio Cabral ainda não explicou o porquê de não ter comparecido à região da tragédia. A alegação de que a presença do Vice-Governador, Luiz Fernando Pezão, era suficiente não cola. Até mesmo aliados afirmam isso e sabem que o desaparecimento do Governador foi uma terrível bola fora.

Aliás, toda essa questão demonstra porque Cabral reluta tanto em ceder a vaga de Vice na sua chapa que concorrerá à reeleição neste ano para o PT fluminense – o que facilitaria um acordo – e comprova o que este que vos fala vem dizendo há meses: Quem entende os meandros do governo é Pezão. Se o Rio tivesse apenas Cabral estaria mais perdido ainda. É Pezão o real gestor e Cabral até mesmo não compreende como funcionam algumas áreas do governo. Para os que questionam essa tese, vale citar que analistas políticos renomados já estão fazendo chacota e pedindo a candidatura de Pezão, ao invés da de Cabral.

Em suma, fica o povo fluminense com a noção de que tudo poderia ter sido evitado pelo governo estadual cabralino, de que o Vice-Governador entende mais do estado do que o Governador, de que a mudança das regras de ocupação da área de preservação ambiental da região atingida pelos deslizamentos foi extremamente irresponsável e de que, como citou a Senadora Marina Silva sobre o caso, após o fim da comoção a inércia retornará e as tragédias se repetirão.

Resta ainda a vergonha de ter um Governador que é alvo de chacotas triplamente: É motivo de zombaria por atuar menos que o Vice, é chamado de Wally – personagem de livros infantis – por ter dado um sumiço quando a população mais precisava de sua presença e tem seu decreto caracterizado como o “decreto Luciano Huck”.

Não é preciso falar mais nada. Aliás, um ponto ainda tem mais uma citação necessária:

Afinal de contas, se Cabral estava em Mangaratiba, porque não se solidarizou com os que perderam bens, moradias e familiares? Se não estava em Mangaratiba e por isso não teve tempo de chegar a Angra logo após a tragédia, estava aonde?

Cabral pode até não responder estes questionamentos. Mas o eleitor pode dar sua resposta nas urnas.

Decreto de Cabral sobre Ilha Grande saiu três dias antes de a Justiça tentar notificar Luciano Huck


YouPode

5 comentários:

  1. Campanha ELEITORAL da Rede Globo DIVULGANDO A UPP DO Governo CABRAL

    1) o quadro Lar Doce Lar do Luciano Huck foi gravado no dona Marta

    2) o reveillon do Dona Marta apareceu em todos os jornais

    ResponderExcluir
  2. ESTÃO ARTICULANDO PARA A REELEIÇÃO DE CABRAL.JÁ REPARARAM QUE NINGUÉM QUER SER CANDIDATO A GOVERNADOR ESTE ANO?

    ResponderExcluir
  3. Entra ano e sai ano e é sempre a mesma coisa...
    Agora Cabral é a bola da vez...sempre queremos responsabilizar alguém, mas esquecemos, se aquela pousada, por ex, foi construída ha uns 15 anos atrás. Então é um problema antigo e querem culpar só Cabral???

    ResponderExcluir
  4. Quero postar aqui meus sentimentos,pela reforma do capitão mello,e pela saída do Sub Eber,pois vcs farão muita falta aqui na 4ª cia do 10ºBPM,mas gostaríamos de parabenizar os 2 pelo tempo ao qual ficaram.não estou dizendo por todos mas sim pelos tantos que aqui estamos deixando esta mensagem,obrigado,esta cia não será a mesma sem vocês,agora sob novo comando todos,até mesmo os que não comentaram sobre o novo comando temem,por que vcs dentre tantos que por aqui passaram,não fizeram uma história como vcs,hoje esta cia está o que está graças a vcs que muito a melhoraram,não é a toa que todos elogiavam esta cia,digo elogiavam,porque será que ainda será elogiada??tememmos por muita coisas.Resumindo a casa não será mas a mesma.Foi bom enquanto durou.

    ResponderExcluir