er

er

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cabral ainda não apresentou defesa ao recurso que pede a cassação de seu mandato

Sérgio Cabral Filho está ameaçado com a cassação do mandato

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, ainda não apresentou sua defesa ao recurso que pede a cassação do atual mandato junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo se soma aos outros 13 pedidos contra a expedição de diploma de governadores eleitos em 2010. Dois desses recursos contestam a eleição da governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Os processos mais recentes pedem a cassação de Sérgio Cabral e do governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

No caso de Sérgio Cabral, a acusação é de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante sua campanha à reeleição. O recurso foi proposto por Fernando Peregrino e também acusa Cabral de abuso de poder econômico, o que teria causado desequilíbrio na disputa com outros candidatos. O relator é o ministro Hamilton Carvalhido.

Já o governador André Puccinelli é alvo de recurso apresentado pela coligação adversária. A alegação é de que ele teria praticado abuso de poder econômico, abuso de poder político, abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação social. Quem relata este processo é a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Os outros governadores que tiveram seus mandatos questionados pertencem aos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins. Até o momento, três recursos já estão em fase de produção de provas. São especificamente os recursos contra os governadores de Alagoas, Tocantins e Rio Grande do Norte. Nesses processos, já foi determinada a oitiva de testemunhas, a juntada de documentos ao processo e o depoimento dos acusados.

2006

Em relação às eleições de 2006, foram apresentados no TSE sete recursos que pediam a perda do mandato de governadores. Em três deles o resultado foi a cassação do mandato dos acusados: Maranhão, Paraíba e Tocantins.

Assista à reportagem:


CORREIO DO BRASIL

Um comentário:

  1. SE DEUS QUISER DENTRO DE POUCO TEMPO ESSE VIAJANTE SERÁ DESTRONADO,EM NOME DE JESUS,AMÉM...

    ResponderExcluir