er

er

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ex-subsecretário Executivo da Secretaria de Estado de Saúde, César Romero Vianna Júnior

Um dia de fúria

Personagem que ganhou uma ficha vistosa nos corredores da justiça por acusação de fraude em licitação pública, o ex-subsecretário Executivo da Secretaria de Estado de Saúde, César Romero Vianna Júnior, agora enfrenta problemas com a Lei Maria da Penha.

Na última terça-feira ele compareceu ao plantão da 82ª Delegacia de Itaipu, Niterói, para responder por agressões praticadas contra a ex-esposa Simone Pina Vianna dentro de sua casa, em Itaipu.

No Boletim de Ocorrências (01274/0081/2011), Simone narra que a fúria do seu ex é decorrente de uma proposta mal resolvida na divisão de bens. Eles estão em fase de divórcio e Romero quer sua assinatura num documento de separação consensual. Até aí tudo bem, mas o bicho pega é na divisão do espólio. O documento que Romero levou à casa da ex-esposa em Itaipu só menciona alguns. Os que não estariam devidamente declarados ficaram de fora. A mulher que sabe de tudo e mais um pouco disse que não assinava e nem assina.

Ela narrou que o homem estava possesso, a ponto de trancá-la num quarto para agredi-la a socos no olho. O resultado desta fúria foi comprovado nos exames: desvio de septo nasal, um dedo do pé quebrado e várias lesões pelo corpo. Ele nega tudo. Disse que visitou a ex-esposa porque ela o chamou por meio de uma ligação para o seu celular.

César Romero é primo de Verônica Vianna, esposa do atual Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes. Eles andam juntos e misturados desde os tempos em que ocupavam cargo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Portanto, é homem de confiança do czar da saúde fluminense.

Ele responde a seis processos contra a administração pública, sendo dois criminais e quatro por improbidade administrativa, por suspeitas de fraudar licitações durante a ocupação do cargo público. Os processos estão na 9ª e 19ª Vara Criminal e 4ª Vara Federal Pública.

Em Niterói ele continua desfilando como O Cara. Atualmente mora numa mansão localizada em Itacoatiara, bairro nobre.

Na trilha de Romero

A 4ª Vara de Fazenda Pública abriu processo para julgar o ex-subsecretário executivo da Secretaria estadual de Saúde (Sesdec), Cesar Romero Vianna Júnior, dois funcionários da secretaria e as empresas Toesa Service, Scar Rio e Multi Service por improbidade administrativa.

Eles são acusados pelo Ministério Público estadual de fraudar a licitação que contratou, no ano passado, a Toesa para fazer a manutenção de 111 ambulâncias. Os preços do negócio estariam superfaturados.

Segundo o MP, o contrato provocou um prejuízo de R$ 2,6 milhões aos cofres do Estado. Na ação civil pública, os promotores pediram o ressarcimento do dinheiro e que a Toesa fique proibida de firmar contratos com o poder público por cinco anos.

ROBERTO BARBOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário