er

er

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Governo e Prefeito do Rio - negócios com empresário que bancou farra dos no Caribe


                                                            Amizade com o 'rei do esgoto'

Uma concessão por 30 anos do serviço de coleta e tratamento de esgoto da Cedae na Zona Oeste foi entregue este ano a um consórcio do qual faz parte a construtora Cowan, a mesma que patrocinou uma viagem de lazer ao Caribe, em abril do ano passado, para o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, e o secretário estadual de Governo, Wilson Carlos.
O consórcio Foz/Saab foi o vencedor da licitação, elaborada pela prefeitura, em janeiro. Para isso, pagou uma outorga de R$ 84,2 milhões. O consórcio, que vai investir na construção de estações de tratamento, terá direito à arrecadação pelo serviço em 21 bairros. O projeto não foi mencionado pelo estado ou pelo município quando veio à tona a notícia, e as fotos, do passeio dos secretários e suas famílias, a convite de Saulo Wanderley Filho dono da Cowan. A viagem teria sido no jato da construtora e durado cinco dias. A Cowan faz parte do grupo Saab (Saneamento Ambiental Águas do Brasil), do qual participam a Carioca Engenharia, a Queiroz Galvão e a Trana. Na ocasião, a assessoria do  governo informou que a Cowan não tinha contrato com o estado desde 2007. Já a assessoria de Eduardo Paes disse que Sérgio Dias era amigo do casal e não tinha ingerência sobre a Cowan.
No que tange ao estado, existem pagamentos à Cowan e ao grupo Saneamento Ambiental Águas do Brasil em 2011 e 2012. Em nota, o estado respondeu que pagou ao grupo Saab, justificando que o CNPJ é diferente do da Cowan. Mas a Cowan recebeu recursos do estado, há apenas um ano. A prefeitura disse que, de 40 empresas interessadas, só apresentaram propostas a Delta, a Equipav e o Foz-SaaB. x

Um comentário: