er

er

sábado, 2 de abril de 2011

Blogueiros se reúnem em mais um ato em frente ao Palácio Guanabara


O “Movimento Não Toquem Nos Blogueiros” realizou (01/04) mais um ato de apoio ao Jornalista Ricardo Gama, que recebeu alta hospitalar e se encontra em casa, depois do atentado que sofreu na semana passada. O fato estranho é que o governo do estado não está garantindo a segurança do blogueiro. Este movimento, que é parte da sociedade civil organizada, busca por justiça social, visando reivindicar a melhoria da qualidade de vida não só do Ricardo, mas de todos, que muitas vezes é esquecida.

Amigos e simpatizantes do Ricardo estiveram na porta do Palácio Guanabara, às 17 horas, para colocar faixas vermelhas de papel crepom, nas árvores da Rua Pinheiro Machado. A PM estava presente, observando os blogueiros de longe, mas ninguém quiz fazer nenhum confronto. O que se queria era poder manifestar e esternar a indignação de todos.

O ato simbolizaria um corrredor de sangue, pelas pessoas que estão morrendo no Rio de Janeiro, pela falta de segurança e o desrespeito ao cidadão. Somando-se o número de homicídios e de desaparecidos a cidade perde em média 10 mil pessoas;

E fazer isso em frente ao Palácio Guanabara é porque os blogueiros acreditam que haja responsabilidade do governo do estado pelo que houve. Se não em alguma participação, pelo menos pela ausência de política de segurança pública.

O movimento “Não Toquem Nos Blogueiros” teve início na semana passada, na praça do Bairro Peixoto, local onde o blogueiro sofreu atentado. Com mais esta manifestação o grupo quer marcar a indignação de todos os seus componentes, pelo sangue que correu das veias do advogado.

Para Fernando Peregrino, um dos organizadores do movimento e Secretário Geral do Partido Republicano, “As manifestações não devem parar por aqui. Eu vou propor que o próximo ato seja defronte à Ordem dos Advogados do Brasil em data e hora a ser marcada. O blog “Não Toquem Nos Blogueiros” já está funcionando e não nos calaremos”, revelou.

Quando Ricardo saiu do Copa D’Or, a guarnição da PM que estava com ele foi retirada. A pergunta que se faz é como ele sairá às ruas sem proteção? Principalmente perto de sua casa onde sofreu o atentado? O fato é mais um motivo de protesto do movimento. “O foco de hoje continua sendo a luta contra a violência no Rio de Janeiro”, enfatizou o Cel Paulo Ricardo Paúl.

É importante o papel de cada um componente deste movimento, que é legítimo. Desta forma estaremos mostrando o papel ativo dentro da sociedade pelo bem comum. “Estamos felizes pelo Ricardo já estar em casa. Esperamos que o governo agilize as verificações da Polícia Civil, para que os responsáveis por este atentado sejam presos”, revelou Nayt Jr, presidente do Movimento Negro.

A Advogada Luísa Maranhão entende o quanto é importante “participar e conscientizar principalmente a juventude, da importância de se juntar ao movimento”, disse. El é solidária ao Ricardo Gama, que também é advogado e um homem que exerce sua cidadania como muitos outros anônimos.

Ela reconhece que diante de sua preocupação em buscar mudanças juntos às autoridades públicas, acabou sendo vítima destas circunstâncias alheias “que na realidade nós ainda não temos definição de quem é o responsável da tentativa de homicídio contra o Ricardo, complementou.

JORNAL24HORASONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário