er
sexta-feira, 30 de março de 2012
PRESENTE DE CABRAL - GRAÇA MATOS CANDIDATA A PREFEITURA DE SÃO GONÇALO
O governador Sérgio Cabral e o presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, desistiram de fazer uma aliança, em São Gonçalo, com o PDT da prefeita Aparecida Panisset. Os dois decidiram lançar, para a prefeitura, a deputada peemedebista Graça Matos. O também deputado Rafael do Gordo (PSB) será o candidato a vice.
Moradores organizam ato ecumênico para vítimas da tragédia no Bumba
Deslizamento de terra na comunidade do bairro Viçoso Jardim que matou cerca de 170 pessoas completa dois anos no próximo mês e grupo organiza homenagem para lembrar data
Um ato ecumênico em homenagem aos cerca de 170 mortos da tragédia do Morro do Bumba, que completa dois anos no próximo dia 9 de abril, está sendo organizado pelos moradores da comunidade para lembrar sobre a noite de 7 de abril de 2010, quando toda a comunidade do bairro Viçoso Jardim desabou depois de intenso temporal.
Segundo Francisco Carlos Ferreira de Souza, presidente da Associação das Vítimas do Morro do Bumba, o ato prevê a reunião de familiares, parentes e amigos dos mortos na tragédia.
A homenagem acontece ao lado da sede da antiga Prefeitura de Niterói. Em seguida, o grupo pretende seguir até onde funciona a atual Prefeitura e depois eles se reúnem na Câmara de Vereadores, onde serão recebidos pelos parlamentares.
quinta-feira, 29 de março de 2012
TRE pune com inelegibilidade as doações ilegais de campanha
A empresa havia doado um valor acima do limite legal na campanha eleitoral de 2010 dos então candidatos a deputado federal pelo DEM, Adolpho Konder, a deputado estadual pelo PTB, Marcus Vinícius de Vasconcelos Ferreira, a deputado estadual pelo PMDB, André Luiz Lazaroni de Moraes, e deputado estadual pelo PMDB, Roosevelt Brasil Fonseca.
Inédita no Rio de Janeiro, a decisão gerou intenso debate por aplicar a Lei da Ficha Limpa ao processo eleitoral de 2010. As doações ocorreram em 28 de julho, quando a LC 135 tinha pouco mais de um mês de vigência.
"A sanção é análoga às de natureza tributária ou cível, sabidamente de aplicação imediata, e a inelegibilidade recairá sobre pessoa que não participou da disputa eleitoral como candidato", explicou o relator do processo, juiz Leonardo Antonelli. Por maioria, o Colegiado do TRE acompanhou o voto do relator, que deve orientar julgamentos de casos semelhantes no futuro.
EMPRESAS DENUNICADAS PELO FANTÁSTICO
A Comissão da Transparência da Assembléia vai pedir oficialmente, hoje, ao Tribunal de Contas do Estado, cópias do relatório sobre os contratos assinados, nos últimos quatro anos, com as empresas denunciadas pelo "Fantástico".
Em especial, os que foram firmados com a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias.
Os deputados vão cruzar os dados que constam das várias contratações. Eles foram informados que o procedimento — simples! — trará à tona coisas do arco da velha.
Fantasma do Jair
A Bella Vista, a empresa de alimentação flagrada pelo "Fantástico" oferecendo propina para ganhar contratos, foi montada pelo lendário Jair Coelho.
O atual proprietário, Adolfo Maia — que foi o braço-direito do "Rei das Quentinhas" — ficou com o negócio e com a expertise de como ganhar licitação pública...
Vereadores em pé de guerra
A polêmica continua rodeando a Locanty — uma das quatro empresas cujos funcionários foram flagrados pelo "Fantástico" negociando propinas. Ontem, chegou ao Conselho de Ética da Câmara do Rio um processo contra a vereadora Teresa Bergher (PSDB). No documento, quatro vereadoras — que faziam parte da Mesa Diretora da Câmara em 2007 — pedem que a parlamentar seja punida, caso não prove suspeitas levantadas em relação a dois contratos firmados entre a Locanty e o Legislativo naquele ano.
A desconfiança de Teresa é porque, em 2007, depois de a Locanty entrar na Justiça contra o resultado de uma licitação que a desabilitou para prestar serviços de limpeza na Câmara, a empresa foi contratada emergencialmente pela Mesa Diretora. O contrato temporário iria de junho a dezembro. No entanto, em setembro, a Justiça garantiu a vitória, na licitação até então sob judice, à Locanty. Em outubro, antes do fim do acordo emergência], começou a vigorar o contrato relativo à licitação. No fim do ano passado, Teresa fez um requerimento de informações sobre todos os vínculos da Casa com a Locanty. Na resposta da Mesa Diretora, não havia dados que provassem que, entre outubro c dezembro, não houve pagamento nos dois contratos.
— Até agora, não consegui ver esse documento — diz.
Desconfiança
Acontece que Teresa é, atualmente, a presidente do Conselho de Ética. Por isso, os vereadores Aloísio de Freitas (PSD), Jorge Pereira (PT do B), Luiz Carlos Ramos (PSDC) e Sebastião Ferraz (PMDB) requisitaram também o afastamento dela do cargo. Os parlamentares eram responsáveis, na época, por assinar contratos na Casa. — Também pedi o meu afastamento do Conselho de Ética, do qual sou membro. Se o que a Teresa falou for verdade, se é isso que saiu na televisão (a suspeita chegou a ser veiculada no "RJ-TV"), eu quero ser punido. Tem que provar — diz Sebastião Ferraz, que, porém, afirma não ter visto a tal reportagem. Ele foi o único dos quatro parlamentares que foi encontrado para falar do assunto.
— A única coisa que eu fiz j foi exigir transparência — diz Teresa Bergher.
A Câmara informou que a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa está analisando as suspeitas de Teresa.
O BARRACO DA CIDINHA CAMPOS NA ALERJ
Na Alerj, a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) comparou a colega parlamentar Cidinha Campos (PDT) à personagem Dona Clotilde, do seriado mexicano "Chaves". "Sabe aquele episódio do Chaves, que tem a Dona Clotilde, mais conhecida como Bruxa do 71, que é apaixonada pelo Seu Madruga? Na Alerj temos a Bruxa do 506 (número do gabinete de Cidinha), apaixonada pelo Seu Cabral", provocou. A pedetista não levou o desaforo para o 506. "Não vou falar com a trombadinha. Vou falar do pai da trombadinha (o deputado federal Anthony Garotinho), o trombadão", afirmou. A troca de "elogios" entre as parlamentares foi noticiada na coluna Extra, Extra. Esse é o retrato da política do Rio!
terça-feira, 27 de março de 2012
Na ALERJ projetos não entram em votação e acabam perdendo o prazo.
- Todos paradinhos, paradinhos...
- E, de lá para cá, a fila só aumentou.
Protesto
- Dois deputados respeitados na Casa, Paulo Ramos (PDT) e Luiz Paulo (PSDB), já foram reclamar com o papa, ou melhor, com o presidente, Paulo Melo (PMDB).
- Ramos diz que todos os seus projetos, quando vão parar na comissão, caem nas mãos de Corrêa. Luiz Paulo, também.
- E, como o moço enrola e não relata — os projetos não entram em votação e acabam perdendo o prazo.
Àbocapequena
- À assessoria de Corrêa diz que sua função de líder do governador Sérgio Cabral o faz avaliar um maior número de projetos — e com pente mais fino. Por isso, o atraso.
- Mas, para os parlamentares de oposição, trata-se mesmo de uma estratégia — com a demora, o moço já descarta as idéias que não seriam interessantes para o governo.
domingo, 25 de março de 2012
CHILE - Eike Batista perde a primeira batalha
Uma pequena comunidade agrícola do norte do Chile vai ganhando uma batalha judicial contra o projeto da central termoelétrica de Castilla, de capital brasileiro.
Santiago, Chile, 19 de março de 2012 (Terramérica).- O plano de construir um enorme complexo termoelétrico perto de uma zona rica em biodiversidade marinha agitou o tranquilo povoado agrícola de Totoral, na árida região chilena de Atacama, que já conseguiu uma primeira vitória nos tribunais. À frente do plano da Termoelétrica Castilla está a empresa de energia MPX, pertencente ao grupo EBX, de Eike Batista, o sétimo homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes.
Os que são a favor do projeto asseguram que sua localização, em uma área rochosa de 240 hectares, é correta porque se trata de uma área para uso industrial, segundo o plano regulador. Contudo, Castilla tem fervorosos opositores, que apontam em especial a riqueza natural de Punta Cachos, perto de Totoral, uma comunidade que vive da agricultura e que também poderia ser afetada por agentes resultantes da geração térmica.
Punta Cachos “é uma área de grande biodiversidade marinha”, disse ao Terramérica o diretor-executivo da entidade conservacionista Oceana Chile, Alex Muñoz. Ali há populações de pinguins de Humboldt (Spheniscus humboldti) e cormorões guanay (Phalacrocorax bougainvilii), entre outras aves, “além de uma das poucas pradarias de pasto marinho existentes no Chile”, descreveu. Destaca-se, também, uma colônia de tartarugas verdes (Chelonia mydas).
Para esfriar os geradores, Castilla retirará milhões de litros de água do mar por dia, os quais serão devolvidos em elevadas temperaturas ao Oceano Pacífico. A água mais quente “altera o funcionamento normal dos ecossistemas marinhos, provocando desequilíbrios que ameaçam a conservação da biodiversidade e dos diversos recursos do mar que servem de sustento às comunidades locais”, alertou Muñoz.
Além disso, as termoelétricas emitem material particulado, como óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e metais pesados como mercúrio, muito prejudicial à saúde, alertou a ecologista Sara Larraín, diretora da organização não governamental Chile Sustentável. Muñoz explicou que “a queima de carvão libera mercúrio na forma de gás”. Uma vez na atmosfera, este se condensa e decanta no mar, contaminando a vida marinha. “O consumo de pescados ou mariscos com mercúrio pode trazer graves problemas, como alterações no desenvolvimento cerebral dos fetos e na saúde cardiopulmonar dos adultos”, ressaltou.
A Organização Mundial da Saúde classifica o mercúrio entre os dez grupos de produtos químicos mais nocivos à saúde. O Projeto Castilla contempla um porto para descarga de carvão, uma série de redes viárias e depósitos em um local de cem hectares para colocar cinzas, também contaminantes. A Lei Geral de Serviços Elétricos, aprovada em 1982 pela ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990), “entregou o desenvolvimento elétrico ao setor privado, que, desde então, diz o que fazer, onde e com qual tecnologia”, afirmou Larraín ao Terramérica.
Os habitantes de Totoral são os principais opositores de Castilla em uma luta desigual, que é apoiada por algumas organizações ecologistas. No entanto, a perseverança da comunidade teve uma primeira recompensa. No dia 6 deste mês, o Tribunal de Apelações de Antofagasta acolheu um recurso contra a central. A decisão judicial determinou que a permissão ambiental para a construção de Castilla se baseou em um informe produzido ilegal e arbitrariamente e que, portanto, nunca deveria ter sido concedida.
A luta continua no Supremo Tribunal de Justiça. A empresa e o Conselho de Defesa do Estado apresentaram no dia 14 diversos recursos de proteção contra a decisão judicial, que chegarão ao máximo tribunal em quatro ou cinco dias úteis. Larraín expressou otimismo de que “será respeitada a decisão do Tribunal de Apelações de Antofagasta”, que mantém a construção paralisada. “O Chile tem vantagens comparativas enormes para produzir uma boa quantidade de energia a partir de fontes renováveis não convencionais, como vento, sol, marés e outras”, disse Muñoz.
Por outro lado, o ministro da Economia, Pablo Longueira, se queixou de que a paralisação judicial “causa enorme dano ao país”, que precisa aumentar sua capacidade de geração para continuar crescendo. “Hoje em dia, o maior problema que temos para o crescimento econômico é a energia, o custo que o Chile tem com este insumo para toda a economia básica e também com os recursos hídricos”, disse o ministro.
Para Larraín, “é absurdo” o Chile querer continuar dependendo de “combustíveis importados, sujos e caros, em lugar de usar suas próprias alternativas”. Em uma entrevista à revista chilena Qué Pasa em 2020, Eike Batista defendeu o desenvolvimento de Castilla. “Se as autoridades decidirem que não poderemos desenvolver o projeto, eu recomendaria que todas as mulheres do mundo deixem de secar o cabelo, que não usem mais celulares e não andem de carro. Isto é importante para os chilenos”, afirmou o empresário.
Caso Thor está tudo esclarecido
Como era previsível, sábado à noite, na Baixada Fluminense - imaginem - encontraram 15,5 dg/L (decigramas por litro) de álcool no sangue da vítima.
Segundo o site do UOL, “a concentração de álcool encontrada no sangue de Santos é considerada alta. De acordo com a legislação federal, uma pessoa está inapta para dirigir veículo automotor se tiver mais de 6 dg/l de álcool no sangue”.
Ou seja: o pobre ciclista não estava apto para conduzir, mesmo com o pé esquerdo no chão, a sua possante bicicleta que insistiu em atravessar em frente a Mercedes SLR MacLaren do jovem Thor.
O álcool encontrado no sangue do ciclista corresponde a cerca de quatro latinhas de cerveja.
* * *
Já o exame do bafômetro de Thor é um mistério.
No depoimento que prestou a polícia, Thor refere-se ao bafômetro - teste realizado mais de três horas após o acidente. No mínimo.
Segundo Thor, ele não procurou nem foi removido para nenhum hospital. Ele foi para sua casa, onde encontrou-se com o advogado Flavio Godinho e seu pai.
Diz Thor:
“Verificando que a grande quantidade de sangue que estava em seu corpo era da vítima e que seus ferimentos apararentemente não eram graves, decidiu retornar ao local do acidente”, certamente atendendo a recomendação do advogado.
Afinal, ele não tinha nada o que fazer no local.
Do posto de pedágio na Rio-Petrópolis até a sua casa, na Zona Sul do Rio, sábado à noite, Thor deve ter demorado pelo menos uma hora. Mais uma hora para conversar com o pai e o advogado, tomar banho e mudar de roupa, e mais uma hora para voltar ao local do acidente…
Continua Thor:
“Que no regresso após passar pelo pedágio havia um posto da Polícia Rodoviária Federal, onde seu motorista e segurança Heraldo decidiu parar e em contato com os policiais solicitou que fosse realizado o teste do bafômetro, que assim foi feito, sendo realizado o exame no declarante e o seu colega Vinicius, sendo que o resultado foi negativo” - o que é obvio.
Ninguém duvide que antes do teste oficial, Thor tenha feito um teste caseiro.
Mas o estranho é que o exame foi feito a pedido do segurança de Thor, e não por iniciativa dos policiais. E mais estranho ainda foi fazer o mesmo exame no amigo carona que, imagina-se, nada teve a ver com o acidente. Nem ao menos conversando ele estava.
Sendo assim, fica tudo esclarecido.
* * *
Para finalizar: foi encontrada uma lata de cerveja no parabrisa da Mercedes SLR MacLaren, que “provavelmente seria da vítima”.
* * *
Conta a lenda que, nos anos 50, um milionário norte-americano dirigia seu conversível numa estrada do Alambama, quando dois jovens negros tiveram a petulância de atravessar na frente de seu automóvel.
O primeiro foi arremessado a mais de 150 metros de distância; o segundo quebrou o parabrisa e acomodou-se no banco do carona.
No final, os dois negros foram processados.
O primeiro por ter fugido do local do crime.
O segundo por ter invadido propriedade alheia.
sexta-feira, 23 de março de 2012
ESCÂNDALO DA LOCANTY - UM MAR DE LAMA
Enquanto 13 dos 19 vereadores de Belford Roxo faltaram à sessão desta quinta-feira, impossibilitando a análise de um requerimento para apurar possíveis irregularidades no contrato da Locanty com a prefeitura, em Duque de Caxias todos os 21 parlamentares decidiram criar uma comissão para investigar os convênios do município com a empresa.
O vereador de Belford Roxo Gilvan Medeiros disse ontem que vai protocolar o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na próxima sessão:
— Isso se os vereadores que apoiam o governo aparecerem, porque já estão sabendo da minha intenção de criar a comissão. Na minha opinião, eles estão fugindo.
Para que a sessão seja aberta, pelo menos sete vereadores devem estar em plenário. Para a votação do requerimento, é necessária a presença de dez parlamentares.
Em Mesquita, o prefeito Artur Messias prometeu publicar nesta sexta-feira decreto no Diário Oficial eletrônico determinando auditoria no contrato da prefeitura com a Locanty. A empresa realiza coleta de lixo domiciliar e nas unidades de saúdes municipais.
Em Seropédica, contrato expirou
Diferentemente do que foi informado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Seropédica, o contrato de coleta de lixo com a Locanty não foi cancelado. Na verdade, o convênio expirou. O procurador Geral do Município, Fernando Cesar Martins, confirmou o equívoco. A empresa foi vencedora de uma licitação realizada no final de 2010 e tinha contrato de um ano com a prefeitura, a partir de janeiro de 2011.
Contenção de custos
A contenção de custos foi o principal motivo para que o governo optasse pela abertura de nova licitação. Em função de um erro num dos artigos do edital, o processo licitatório foi adiado e deve ser aberto em breve.
— Como é um serviço essencial, a Locanty continuou a prestar o serviço.
Sobre a possibilidade de a empresa concorrer à próxima licitação, Martins salienta:
— Se ela juntar os princípios de preço e técnica, visando o interesse administrativo, não tem como negar. Por que contratar uma empresa mais cara se os fatos ainda estão em apuração? Ela prestou bom serviço, o contrato terminou. Se houver alguma determinação do Ministério Público, isso vai ser acatado.
Alerj homenageou sócio de empresa envolvida em fraude no Rio
Segundo o jornal "O Globo", em 2005 o então deputado Jodenir Soares (PTdoB) propôs a concessão da Medalha Tiradentes ao empresário, que também recebeu o título de cidadão do Estado do Rio, por iniciativa de outra deputada, Aparecida Gama (PMDB). A Assembleia não deu detalhes nem datas das homenagens. Jodenir e Aparecida não ocupam mais cargos parlamentares e não foram localizados pelo UOL. Procuradas, as lideranças do PTdoB e do PMDB na Alerj não se pronunciaram.
Crimes e flagrante
Uma reportagem exibida no domingo (18) pela TV Globo mostra a ação de representantes de empresas que tentam obter vantagens por meio de formação de quadrilha, peculato, corrupção, fraude em licitação e cartel. Antes da assinatura de contratos, as negociações foram suspensas. O repórter passou dois meses como diretor de compras do hospital com conhecimento apenas da cúpula do órgão.
Segundo o delegado Victor Poubel, que trata do caso na Delefin (Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos), a busca por ilegalidades levará à revisão de contratos feitos por essas empresas em órgãos públicos desde 2009.
O fornecimento de alimentos e os serviços realizados pelas quatro empresas flagradas oferecendo propina para ganhar licitações no hospital da UFRJ só serão interrompidos após a contratação de novas prestadoras. As assessorias de comunicação das três esferas de governo informaram que esses serviços permanecem para não prejudicar a população, como o fornecimento de alimentação no Hospital Federal do Andaraí, dos presídios do Estado, da Guarda Municipal e do Zoológico do Rio. O processo de substituição dos serviços, no entanto, não foi esclarecido por alguns órgãos.
Empresas continuam a prestar serviço
O governo do Rio informou que a substituição dos serviços essenciais nas instituições estaduais está sendo decidida caso a caso pela Secretaria da Casa Civil e pela Procuradoria-Geral do Estado. As empresas Bella Vista, Rufolo e Locanty continuam prestando serviços de alimentação, limpeza e apoio administrativo e atividades auxiliares, respectivamente, para a Secretaria de Saúde do Estado. Serão convocadas para os novos serviços as empresas que ficaram em segundo lugar nas respectivas licitações.
A assessoria do Ministério da Saúde informou que o serviço ao Hospital Federal do Andaraí, zona norte, pela empresa Bella Vista só será suspenso quando outra prestadora assumir o serviço, por meio de contratação emergencial. Empresas que prestam serviços para outros hospitais no Rio estão sendo chamadas. A cozinha do Hospital do Andaraí está em obra e a alimentação é fornecida pela Bella Vista há quatro meses, em regime emergencial, após o cancelamento com outra prestadora.
Com relação ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), ao Instituto Nacional do Câncer (Inca) e ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), foi publicada nesta manhã no Diário Oficial a suspensão imediata dos contratos em vigor com as empresas suspeitas de cometer fraudes em processos licitatórios. As três unidades hospitalares federais têm prazo de 30 dias para concluir o processo administrativo e adotar as medidas cabíveis. O Inca, porém, informou que não tem contrato vigente com nenhuma das empresas.
No caso da prefeitura, as empresas denunciadas que prestam serviço para o município são a Locanty e a Bella Vista Refeições Industriais. Os órgãos que a prestadora Locanty tem contratos –Previ-Rio, Controladoria-Geral do Município, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Rio Zoo e Secretaria Municipal de Saúde– continuam a receber os serviços das empresas investigadas até a conclusão de novos contratos.
Agência Brasil
Ciclista não foi a primeira pessoa que Thor Batista atropelou.
O ciclista na Rodovia BR-040 não foi a primeira pessoa que Thor Batista atropelou.
No dia 27 de maio de 2011, o filho de Eike e Luma, a bordo do Audi placa EBX 0001, atropelou um senhorzinho de 86 anos, também numa bicicleta, na Av. Sernambetiba, na Barra. Uma ambulância do Samu levou o idoso para o Hospital Lourenço Jorge, ali perto. Depois, foi transferido para o Copa D'Or.
Segue...
Thor prestou socorro ao senhorzinho e pagou todas as despesas médicas. Segundo um filho da vítima, que prefere não aparecer, a família não registrou queixa e não pediu indenização:
— Estávamos preocupados em salvar nosso pai, que também não queria confusão.
Aliás...
O senhorzinho, hoje recuperado, fraturou o acetábulo (parte da bacia onde a cabeça do fêmur se encaixa).
Pôs duas placas e cinco parafusos, fez fisioterapia, hidrotera-pia e teve sessões com psicólogo para se livrar do trauma.
quarta-feira, 21 de março de 2012
Eike está cheio de problemas
É verdade. Assim como também é verdade que se Thor não fosse filho de quem é, o doutor Celso Villardi não teria sido contratado, juntamente com outros dois advogados, para tratar de um atropelamento que, para ele, é coisa banal - devido a sua frequencia naquele local.
* * *
Aliás, não é só o doutor Villardi que está cuidando desse caso.
O homem mais rico do país decidiu contratar o advogado mais caro do país, Marcio Thomaz Bastos, para supervisionar toda a investigação e eventual processo criminal, segundo informou Kid Jansen, no blog ‘Pra Discutir o Brasil’.
Jansen lembra que Thomaz Bastos, ministro da Justiça de Lula, já foi “advogado do próprio Eike numa operação conduzida pela PF contra ele. Graças a essa contratação, ele não foi preso, ao contrário de outros alvos recentes da policia federal”.
* * *
Segundo o site de notícias iG, “questionado a respeito dos 51 pontos que Thor teria na carteira em razão de ter cometido infrações, Villardi afirmou que o cliente comprou e se desfez de vários carros nos últimos anos e que as multas poderiam ser de outras pessoas que usaram os mesmos veículos. Sobre isso, acrescentou que motoristas e seguranças dirigiam mais vezes os carros do cliente do que o próprio Thor”.
É possível que aí tenha alguma verdade.
Mas existem alguns senões:
1 - Seu cliente pode ter comprado e vendido “vários carros nos últimos anos”, mas o que está em jogo são os ultimos 18 meses e não os últimos anos.
2 - É óbvio que a multa por excesso de velocidade, quando registrada por radar - os populares pardais - é lançada contra o veículo, já que não se sabe quem está dirigindo o carro. Mas se não era Thor quem dirigia, por que ele não redirecionava as multas para os verdadeiros responsáveis pelas infrações? Esse é normal. Todo mundo faz isso. Se quem dirigia seus carros eram seus seguranças, isto quer dizer que Thor está cercado de maus elementos? Isso parece um absurdo e seria um exagero se fazer um afirmação desse tipo.
3 - Outro fato mais importante ainda. Quantos pontos de infração tem o Mercedes SLR MacLaren envolvido no desastre? Ninguém compra um carro que pode correr até 334 km/h para andar a 60/70 km/h na cidade. Seria um desperdício gastar mais de R$ 2,7 milhões com o brinquedo, ja que é proibido brincar. Só esse carro, deve ter mais do que 51 pontos em infrações e, certamente, Eike nunca o entregou a nenhum segurança. Portanto, todas as multas do Mercedes SLR MacLaren são do próprio Eike ou de seu filho Thor.
4 - Alguém sabe qual a placa do carro envolvido na tragédia? Será que nem isso a polícia pode informar?
5 - Finalmente. Pela quantidade de policiais, advogados, familiares da vitima, testemunhas, peritos, facilitadores, complicadores, etc, envolvidos nesse caso, é possível que Eike tenha que gastar, para que tudo fique a contento, mais de uma Mercedes SLR MacLaren.
Nova. Zero quilômetro…
DACIO MALTA
terça-feira, 20 de março de 2012
DOAÇÕES DA LOCANTY - O PMDB-RJ recebeu R$ 1,700 milhão
A Locanty, uma das empresas flagradas na reportagem do ‘Fantástico’ sobre propinas, doou, na última eleição, R$ 3,420 milhões para políticos. Do total, R$ 3,320 milhões seguiram para direções e comitês financeiros dos partidos: 95,7% dos recursos foram destinados para o Estado do Rio de Janeiro.
O PMDB-RJ recebeu R$ 1,700 milhão; em segundo lugar veio o PT-RJ, com R$ 800 mil. Depois vieram o PSB-RJ (R$ 350 mil), o PSC (RJ e nacional, R$ 250 mil), o PCdoB-RJ (R$ 120 mil), o PPS-RJ (R$ 50 mil) e o PSDB nacional ( R$ 50 mil).
Outras doações
Dois candidatos receberam doações da Locanty em 2010, os hoje deputados Bebeto (PDT) e Sabino (PSC): cada um ficou com R$ 50 mil. Em 2006, a empresa destinou um total de R$ 100 mil para campanhas dos deputados do PSC Filipe Pereira e Hugo Leal.
Outra flagrada
A Locanty tem contratos com os governos federal, estadual e municipal. Outra empresa citada na reportagem, a Toesa, doou, em 2006, R$ 28.700. Os beneficiados foram Jabes Silva (PSDC) e Robson dos Santos França (então no PFL).
Elias foi condenado pela morte de Tim Lopes, mas fundador do AfroReggae diz que traficante não é responsável pelo crime
Na ALFA de março, José Junior, criador da ONG AfroReggae, diz possuir uma relação íntima com Elias Maluco, condenado a 28 anos e meio pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, em junho de 2002. “É meu amigo pra c…Gosto dele. E te digo mais: não foi ele quem matou o Tim”, afirma.
Agora, José Júnior explicita essa relação ao publicar uma suposta carta enviada por Elias. Este pede ajuda para sair da criminalidade e servir de bom exemplo para os filhos. “
Toda e qualquer pessoa que quiser mudar de vida pode e deve contar com o Afro Reggae. Quero agradecê-los em colocar em destaque essa questão”, disse Júnior em mensagem no Twitter.
05-03-2011
Meu amigo Junior, espero que esta encontre você e todos os seus familiares e amigos com saúde e paz.
Comigo vai tudo bem, apesar da distância. Referente a carta que eu mandei pra você no endereço do Claudio foi porque eu não tinha o seu endereço. Hoje eu até tenho, mas só não sei o CEP?
Como eu tenho lhe falado na outra carta! Eu estou querendo seguir um caminho diferente do que vivo hoje. Só que a caminhada vai ser longa, mas no final, tudo vai dar certo.
Amigo, eu estou a fim de acabar de criar os meus filhos, acompanhar a vitória deles de perto, junto com minha esposa, que tem sofrido muito esse amor todos.
Tenho que ser um bom exemplo, são meus filho, para que eles possam se espelhar em mim.
Espero uma carta sua, pelo menos me dando uma força moral.
Termino esta, desejando tudo de bom pra você, e todos os amigos do grupo cultural AfroReggae.
Sem mais, seu amigo Elias.
Generosa Locanty - SÓ O PMDB RECEBEU R$ 1,700 DE DOAÇÃO
O PMDB-RJ recebeu R$ 1,700 milhão; em segundo lugar veio o PT-RJ, com R$ 800 mil. Depois vieram o PSB-RJ (R$ 350 mil), o PSC (RJ e nacional, R$ 250 mil), o PCdoB-RJ (R$ 120 mil), o PPS-RJ (R$ 50 mil) e o PSDB nacional ( R$ 50 mil).
Outras doações
Dois candidatos receberam doações da Locanty em 2010, os hoje deputados Bebeto (PDT) e Sabino (PSC): cada um ficou com R$ 50 mil. Em 2006, a empresa destinou um total de R$ 100 mil para campanhas dos deputados do PSC Filipe Pereira e Hugo Leal.
segunda-feira, 19 de março de 2012
Romário diz que Copa de 2014 será o 'maior roubo da história'
"Brasileiros, continuem cobrando e se manifestando porque essa palhaçada vai piorar quando tiver a um ano e meio da Copa. O pior ainda está por vir, porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Ai vai acontecer o maior roubo da história do Brasil", disse Romário.
Para ele, "o governo engana ao povo", e a presidente Dilma Rousseff "está sendo enganada ou se deixa enganar" quando afirma que a Copa será a melhor de todos os tempos.
Romário criticou a ausência de deputados na reunião entre o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e Dilma, na última sexta-feira (16), quando se tratou do projeto da Lei Geral da Copa, que está prevista para ser votada na Câmara Federal ainda nesta semana.
"O presidente da comissão da Lei Geral da Copa, Renan Filho, não estava lá. O relator da Lei da Copa, Vicente Cândido, também não. O presidente da Casa onde será votada a lei, Marco Maia, também não estava presente. E muitos outros que tem muito a ver com a Lei Geral da Copa, não estavam presentes. Na minha concepção de político, a política vai de mal a pior."
Após a reunião, Blatter revelou que Dilma lhe deu amplas e plenas garantias de que o Brasil respeitará "todos os compromissos assumidos com a Fifa", incluindo o de permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, que é um dos pontos que gera mais rejeição no Congresso, especialmente pela bancada evangélica.
O melhor jogador do mundo de 1994 convidou os brasileiros a se manifestarem e disse que o povo tem toda a razão ao reivindicar e exigir por parte dos políticos mais seriedade e responsabilidade nas questões relativas à Copa.
Como funcionam as Fraudes em Licitações
As empresas TOESA, RUFOLO, BELLA VISTA e LOCANTY foram flagradas negociando propinas em troca de licitações.
domingo, 18 de março de 2012
Thor Batista ATROPELA E MATA CILCISTA
Agentes da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local do atropelamento, na altura do km 101 da rodovia, sentido Rio, e afirmaram que Thor acompanhou todo o procedimento. O caso foi registrado como homicídio culposo (aquele em que não há intenção de matar) na 61ª DP (Xerém). Os documentos do jovem e do amigo, estavam em dia, inclusive a documentação do veículo.
O local foi examinado por peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, da Polícia Civil, que afirmaram que Thor passou mal quando viu o corpo desfigurado do ciclista. O Mercedes chegou a ser recolhido para o pátio da PRF, mas foi levado pelo advogado do jovem, identificado apenas pelo nome de Godinho, que prometeu manter as condições em que o veículo ficou após o acidente. O advogado confirmou que era o jovem que dirigia o veículo no momento do acidente e que Thor deve se apresentar para prestar depoimento à Polícia Civil nos próximos dias.
De acordo com agentes da 61ª DP, o carro foi liberado porque não havia medida administrativa para manter o veículo apreendido, uma vez que os documentos estavam em dia.
Além do advogado, dois parentes da vítima estiveram na delegacia, mas não quiseram falar com a imprensa. O corpo de Wanderson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Duque de Caxias no início da madrugada de domingo. A família aguarda a liberação do corpo no local.
JORNAL DO BRASIL
sábado, 17 de março de 2012
sexta-feira, 16 de março de 2012
Filho de governador do Rio defende liberação da maconha e debate sobre a droga no G20
“Eu sou favorável [a liberação da maconha] a nível mundial. Discutir isso internamente no Brasil não adiantaria muita coisa. A liberação da maconha é uma tendência natural. O caminho correto para discutir esse tema seria reunir o G20 e conversar a respeito”, disse em entrevista.
O governo Cabral tem como principal bandeira o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado nos morros do Rio de Janeiro. Em 2010, durante sabatina Folha/UOL com os candidatos ao governo do Rio, Cabral disse que o tema deveria ser tratado por órgãos internacionais como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a ONU (Organização das Nações Unidas). “Tenho cinco filhos e não desejo que eles usem drogas”, afirmou Cabral.
A posse do filho do governador aconteceu em evento organizado pelo PMDB na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre elas líderes partidários como o próprio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o senador Roberto Requião (PMDB-PR). O partido não divulgou quanto gastou para promover o encontro, que termina no próximo domingo e foi convocado exclusivamente para oficializar a troca na presidência.
É preciso que a ONG AfroReggae seja investigada
A denúncia feita, surpreendentemente, pelo presidente do AfroReggae José Júnior contra o Pastor Marcos, através do AfroReggae, segundo apregoou e divulgou, inclusive com o patrocínio do Sistema Globo e do Viva Rio. Eu não sei onde se encontra o Viva Rio. Onde está o Sr. Rubens César? O Viva Rio sumiu do cenário. O Viva Rio opinava em tudo ligado à segurança pública. Agora, mergulhou fundo? Eu imagino que tenha surgido alguma coisa muito escabrosa alcançado as relações do Viva Rio com a administração pública. Porque dá a impressão de que aquela ONG nem existe mais. Porque as coisas estão acontecendo e não há qualquer manifestação.
Mas José Júnior dizia que por intermédio do Afroreggae desenvolvia um projeto para a ressocialização de criminosos, para a retirada de jovens do vício, o mesmo feito, aliás, com muito mais resultado, pelo Pastor Marco, a quem nem conheço, mas tenho acompanhado.
De repente, talvez numa competição, José Júnior que convivia amistosamente, tinha uma relação até fraterna com o Pastor Marcos, traz denúncias graves. Verdadeiras? Estou convencido de que não, mas entendo também ser dever do aprofundamento da investigação.
Mas o José Júnior também tem que ser investigado. Ele não pode utilizar as acusações que faz como biombo, em relação ao seu procedimento. Ele denuncia defensivamente. Porque sabemos que ele se apresenta com evidentes sinais exteriores de riqueza, a começar pelo automóvel. Eu nem conhecia a diferença entre Land Rover e Range Rover. O dele é um Range Rover, um carro que vale de R$ 300 a 400 mil, e mora numa mansão, na Região Oceânica, em Niterói, avaliada em alguns milhões.
José Júnior é um homem muito próspero, e a sua ONG deve estar recebendo recursos de fontes as mais diversas, inclusive, públicas, e aí vamos desenvolver um esforço participando das investigações.
Estou redigindo um Requerimento de Informações que vou dirigir ao Tribunal de Contas do nosso Estado, para saber dos contratos firmados pela ONG AfroReggae com as diversas Secretarias de Estado e com os municípios.
Vou encaminhar uma solicitação ao Presidente do Conselho de Contas do Município do Rio de Janeiro. É preciso saber de onde vem o dinheiro para o AfroReggae, privilegiado até de alguns reconhecidos e importantes meios de comunicação. Se é para investigar o Pastor Marcos em face de denúncias feitas, da forma mais suspeita, pelo Sr. José Júnior, que seja ele também investigado.
Estou convencido intimamente de que José Júnior está se escondendo atrás das denúncias que faz; estou convencido de que ele é que está ligado a situações escabrosas e criminosas. Vendo alguém desenvolvendo um trabalho que ofusca o trabalho por ele realizado, resolveu criar situações constrangedoras, que vão sendo divulgadas por significativos meios de comunicação. Portanto, é preciso que a ONG AfroReggae seja investigada porque, sob a batuta do José Júnior, muita coisa ilícita certamente está sendo conduzida.
BLOG DO PAULO RAMOS
quinta-feira, 15 de março de 2012
Exército sofre três ataques por dia em favela “pacificada” do Rio
Exército registrou um aumento no número de ataques de criminosos contra a Força de Pacificação que ocupa os complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, nas últimas semanas.
Segundo o assessor de comunicação da força, coronel Fernando Fantazzini, somente em fevereiro deste ano, os militares foram alvos de 89 ataques nos dois complexos de favelas, muitos deles com armas de fogo.
“Essa situação está se recrudescendo desde o final do mês de fevereiro e agora no início de março. Mais ataques hostis aconteceram contra a tropa nesse período, porque a nossa tropa começou a entrar mais em becos e a fazer um patrulhamento mais intensivo. Com esse patrulhamento chegando às vielas e aos becos, as reminiscências do crime organizado estão sendo incomodadas e estão tentando, de toda maneira, reagir à nossa ação”, disse Fantazzini.
No último sábado (10), os militares foram atacados com paus e pedras por manifestantes no Complexo da Penha, ao mesmo tempo em que o príncipe britânico Harry visitava o conjunto de favelas vizinho do Alemão. No mesmo dia, também foram registrados tiroteios entre criminosos e militares.
O Exército ocupou os dois complexos de favelas em novembro de 2010, com o objetivo de acabar com o controle do território por quadrilhas armadas e preparar terreno para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Inicialmente, o Exército ficaria até o segundo semestre do ano passado, mas a permanência foi prorrogada porque a Polícia Militar não conseguiu formar policiais suficientes para a UPP.
Agência Brasil
Usuários de barcas no Rio entram na Justiça contra aumento de mais de 60% Comentários
Usuários do serviço de barcas no Rio de Janeiro decidiram entrar com uma ação civil pública na Justiça, nesta quinta-feira (15), contra o aumento de tarifa, que entrou em vigor no último dia 3.
O valor da passagem passou de R$ 2,80 para R$ 4,50, um aumento de mais de 60%. Para Flávio Serafim, 32, um dos representantes da comissão formada por usuários, o aumento, além de abusivo, “é inexplicável, dez vezes acima da inflação”.
“Esse aumento tem um impacto grande na conta dos trabalhadores e afeta o direito de deslocamento e mobilidade na cidade. Na ação coletiva, nós queremos pedir que seja recalculada a tarifa. O ideal é que ela não seja muito discrepante, ao redor de R$ 3,00”, defendeu.
Serafim vive em Niterói e é professor de sociologia da rede privada de ensino na capital fluminense. Ele realiza o trajeto Niterói-Praça 15, pelo menos, quatro vezes por semana e diz que o aumento da tarifa já afetou seu bolso.
Segundo o movimento de usuários, ainda não houve nenhum diálogo com a Agetransp (Agência Reguladora de Transportes) e a concessionária Barcas S/A.
Os usuários têm realizado inúmeros protestos contra a medida desde fevereiro, quando foi anunciado o aumento. Nesta quinta-feira, deve ser encaminhada, junto com a ação civil pública, um anexo com mais de 25 mil assinaturas de apoio à reivindicação.
Os manifestantes marcaram para o dia 22 de março um ato contra o aumento da tarifa e contra a prestadora de serviço.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Desapropriações no Porto Açu
Durante a operação, o produtor rural Juarez Pes-sanha foi detido pela PM porque se recusava a deixar o local, mas foi liberado no fim da tarde. Ele chegou a ser algemado e colocado em um camburão. Segundo um policial, a prisão foi por desacato.
Segundo a Codin, todos esses produtores rurais estão sendo assentados em outras áreas do município. Também estão recebendo auxílio correspondente, de acordo com a Codin, à renda que obti-nham nas terras que tiveram que deixar. Nesta área, o estado vai construir um Distrito Industrial, onde serão instaladas empresas satélites atraídas pelo Porto do Açu.
Os moradores do 59 Distrito de Cajueiro acionaram ontem a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), que vai apurar os fatos. A comissão já vem monitorando o que define de desapropriações em Cajueiro, já que os produtores rurais, embora não tenham certidão e somente termo de posse das terras, são considerados proprietários pelo tempo que as ocupam.
Cidinha Campos é primeiro alvo da ‘Revolta das Barcas’
Os deputados estaduais que votaram a favor da lei de reestruturação tarifária das barcas estão sendo alvos de uma perseguição virtual. Nesta segunda-feira, o perfil Revolta das Barcas, no Facebook, passou a compartilhar a campanha “Um deputado por dia”, que pretende divulgar todos os contatos públicos e pessoais de 40 políticos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A mensagem estimula que a população se manifeste questionando o reajuste.
“Hoje é dia de Cidinha Campos... Mandem e-mails, SMS ou liguem reclamando desse aumento!”, diz o post, que revela, entre outros contatos, o celular pessoal e o telefone residencial da deputada do PDT. Por conta das ligações, ela terá que trocar o número dos aparelhos.
- Passei o dia atendendo às ligações: alguns foram educados e, para estes, justifiquei o meu voto. Para quem dá recado malcriado eu não vou falar nada... Só no meu gabinete, foram mais de 60 ligações, mas estão ligando muito também para o celular e para a minha casa. Vou ter que trocar os números amanhã - diz Cidinha, que atribui o ato a um jogo político.
A postagem, que já foi compartilhada mais de 400 vezes por usuários do Facebook, anuncia que os contatos dos deputados foram cedidos pelo grupo de hackers Anonymous - o mesmo que assumiu a autoria do ataque ao site do Vaticano nesta segunda-feira.
- Não acredito que o Anonymous se dedique a esta causa. Só se for um Anonymous Tabajara. Acho que há políticos inescrupolosos por trás disto e usando a população. O deputado André Lazaroni (PMDB) está recebendo ligações para a casa da mulher que não é nem mais dele. São trotes à noite, para a casa onde moram seus filhos pequenos... - relata a deputada.
A campanha promete, a partir desta segunda-feira, divulgar todos os dias o contato de um dos 40 deputados que votaram favoravelmente ao subsídio por parte do Governo estadual sobre a passagem de R$ 4,50. Cadastrados no bilhete único, os usuários das barcas pagam R$ 3,10. “Qual deve ser o próximo deputado homenageado nesta terça-feira?”, anuncia o post da Revolta das Barcas".
Flávio Bolsonaro chama José Júnior de 'bandido' e 'vagabundo'
O parlamentar comentou as acusações trocadas entre Júnior e o pastor Marcos Pereira, da Assembleia de Deus dos Últimos Dias.
"Nessa discussão, os dois têm razão. Principalmente na parte que um chama o outro de bandido. Nisso, ambos estão certos", ironizou.
Depois, criticou as declarações do coordenador do AfroReggae, que disse ser amigo do traficante Elias Maluco, acusado de assassinar o jornalista Tim Lopes.
"Ele fala algo para reiterar quando o chamo de vagabundo: ele fala que é um grande amigo de Elias Maluco. A grande referência, o grande líder do nosso país, talvez para o José Júnior", concluiu.
terça-feira, 13 de março de 2012
'Não foi Elias Maluco que matou Tim Lopes', garante José Junior, do Afroreggae
O moço de Vigário Geral cativou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que, atendendo a pedidos de Junior, inaugurou uma unidade de Pronto Atendimento em Saúde, em Bangu, Zona Oeste da cidade do Rio. “José Junior é um dos maiores empreendedores sociais que esse país já conheceu. Pela cultura, vem libertando jovens e adultos”, elogia Cabral. No outro lado da moeda, José é amigo de ex-presidiários que reabilitou com seu projeto e conhecidos nomes da Justiça nacional, como Elias Maluco, traficante condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, em 2002. “O Elias Maluco é meu amigo pra c*** Gosto dele. E te digo mais: não foi ele quem matou o Tim”, afirmou à publicação.
Mas José também tem uma lista de desavenças. Há pouco tempo, mostramos aqui a decisão da Alerj em acompanhar as denúncias feitas por José Junior contra o líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, o pastor Marcos Pereira. De acordo com José, ele foi um dos mandantes da onda de terror que tomou conta do Rio, em 2006. “Se alguma coisa me acontecer, foi o pastor Marcos o responsável. Já tive vários problemas desse tipo, mas o alerta nunca foi tão vermelho quanto agora”, disse Junior à ALFA, que afirma sofrer contantes ameaças por parte do líder religioso.
segunda-feira, 12 de março de 2012
domingo, 11 de março de 2012
CARLOS LUPI - Trabalho, eu?
► O ex-ministro do Trabalho e presidente do PDT, Carlos Lupi, está de férias há três meses — e deve continuar na doce vida por mais oito.
► O moço — que deixou o ministério pressionado por uma enxurrada de denúncias — é servidor municipal, estatutário, desde 1985.
► Embora seja formado em administração de empresas, começou na prefeitura como funcionário de nível médio, no hoje extinto Fundo Rio.
► Entrou por indicação — porque na época, ainda não era obrigatória a realização de concurso público.
►Antigos servidores têm vaga lembrança do moço, na Secretaria de Assistência Social, para onde foi quando o Fundo Rio acabou.
► É que, a cada cargo público que ocupa — até o de ministro — Lupi é "requisitado" e "cedido" pelo município.
► Simples assim.
► E agora, sem cargo desde dezembro, restaria ao ex-ministro assumir de volta sua função. Certo?
► Nananinanão... Lupi pediu para tirar seus 11 (é isso mesmo, onze!) meses de férias acumuladas.
► Sem exercer sua função na administração municipal há anos, o servidor cedido continua acumulando suas férias, como se de mangas arregaçadas estivesse.
► E para todos os regulamentos, é normal.
NÃO É NOVIDADE!!! Senadores usam gabinetes como cabides de emprego
Com base no Quadro de Servidores Efetivos e Comissionados do Senado Federal demonstra que, dos 81 senadores, pelo menos 25 (30%) abrigam em seus escritórios em Brasília ou nos estados desde estudantes que moram fora do Brasil até médicos e advogados que passam o dia entre clínicas e tribunais. Há também casos de aliados que enfrentam denúncias do Ministério Público ou até mesmo foram cassados por compra de votos.
Marcelo Freixo terá Marcelo Yuka como vice na chapa
Militares da Força de Pacificação são atacados na Vila Cruzeiro
PACIFICADO?
"Porque estávamos usando coletes se o complexo está pacificado"
"Ele chegou perguntando sobre tudo. Queria saber o que carregávamos na farda, que equipamentos estávamos usando, o calibre de nossas armas. Expliquei tudo, que temos granadas de fumaça, spray de pimenta, que usamos o calibre de nove milímetros, ele entende do assunto, né", explicou Ivasse. Harry é piloto de helicóptero do exército britânico, e fez questão de conversar com os militares em sua agenda no complexo de favelas.
"Ele queria saber também porque estávamos usando coletes se o complexo está pacificado. Expliquei que faz parte da questão de segurança, que é assim mesmo, que antes de chegarmos aqui este lugar era totalmente dominado por criminosos, que andavam armados, controlando pontos de vendas de drogas, e também que isso hoje mudou", disse Ivasse, que ainda atacou de fotógrafo ao registrar o passeio a pé do príncipe pelas favelas. Harry andou cerca de 750 m até o projeto social que inauguraria em seguida, sempre cercado por um efeito de cerca de 20 homens.
CONTINUE LENDO AQUI
sexta-feira, 9 de março de 2012
Brasil é denunciado na ONU por violar direitos humanos
São Paulo - A Organização Não Governamental (ONG) Conectas vai denunciar o Brasil no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pela violação nesta sexta-feira, citando como exemplos o uso excessivo da força policial na ação a Cracolândia, na região da Luz, em São Paulo, e na reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos.
Nos dois casos, a organização denunciou também casos de tratamento cruel e desumano, violação do direito de ir e vir e falta de acesso aos serviços de saúde e habitação adequados.
A ONG quer mostrar os contrates do País, que é a sexta maior economia do mundo e ainda convive com práticas medievais, como tortura e superlotação no sistema carcerário, criminalização da pobreza e desrespeito aos povos indígenas. "O Brasil da Copa e das Olimpíadas é o mesmo onde um quinto da população carcerária está preso de forma ilegal, onde há tortura, maus tratos e superlotação nas cadeias, onde a pobreza é criminalizada e os projetos de desenvolvimento atropelam povos indígenas", disse Juana Kweitel, diretora de programas da Conectas.
Sua argumentação será dividida em três grandes blocos: um sobre a política brasileira de encarceramento, outro sobre a criminalização da pobreza em grandes centros urbanos e o terceiro sobre a adoção de modelos de desenvolvimento que podem violar os direitos de “comunidades vulneráveis”.
A Conectas deseja que o Brasil coloque em prática um mecanismo nacional de prevenção à tortura que permite o monitoramento independente de locais onde possa ocorrer a prática. Além disso, vai citar a construção da Usina de Belo Monte, considerada a terceira maior hidrelétrica do mundo, como ameaça para a vida de 24 povos indígenas.
FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO
Carros comprados em 2007 vão ser substituídos por novos que custam cerca de R$ 76 mil
quinta-feira, 8 de março de 2012
Protesto contra a violência à mulher toma conta do Centro do Rio
O Movimento Feminista do Rio de Janeiro foi para as ruas, como acontece todos os anos, para comemorar as conquistas das mulheres até esta data e levantar bandeiras que norteiam o movimento de mulheres do Estado do Rio.
Na tarde desta quinta-feira, dezenas de entidades de mulheres estiveram no Largo da Carioca com uma grande tenda, som, faixas e folhetos, para dialogarem com as trabalhadoras que por ali transitavam.
Junto às palavras de ordem o movimento lutava por reivindicações como: aplicação da Lei Maria da Penha, construção de casas-abrigo!, punição de agressores, salário igual para trabalho igual aos dos homens, licença-maternidade de 6 meses a todas as trabalhadoras, sem isenção fiscal, entre outras.
O REPÓTER
terça-feira, 6 de março de 2012
Paulo Ramos chama Cabral de corrupto
O deputado estadual Paulo Ramos (PDT) disse, na tarde desta terça-feira (06), que o governador Sérgio Cabral é "comprovadamente corrupto", ao criticar o aumento na passagem das barcas e a possibilidade da polícia coibir manifestantes.
"O governador corrupto que é, comprovadamente, insiste em manter a majoração", disparou, sem apresentar qual seria a prova.
Ele ainda atacou os subsídios concedidos à concessionária Barcas S/A. "(Os recursos) são retirados dos cofres públicos para engordar os bolsos dos cúmplices do governador", afirmou.
O TIME DE AMIGOS DO GOVERNADOR
A rainha do Rio
As princesinhas
INFORME DO DIA