er

er

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bombeiros protestam contra o aumento “Casas Bahia” oferecido pelo governo de Sérgio Cabral

Os bombeiros do Rio, chamados da vândalos pelo governador Sérgio Cabral, voltaram a a protestar por uma melhoria salarial. Há algum tempo, centenas deles foram presos em uma manifestação e deixados em situações degradantes na área de detenção. Alguns dormiram no chão frio de quartéis no período mais rigoroso do inverno.

Os manifestantes recusam o plano de aumento de 5,58% proposto pelo governador Sérgio Cabral , que faz parte de um reajuste em 48 parcelas. A medida já é apelidada pelo bombeiros de aumento Casas Bahia, porque só acaba em 2014. O cabo Benevenuto Daciolo, um dos líders da categoria, diz que há intransigência por parte de Cabral.

Segundo ele, desde o épisódio das prisões “não somos recebidos pelo governador e nossas demandas não foram atendidas”. A forma dura e violenta com a qual o governo lidou com os bombeiros resultou numa grande manifestação das população do Rio, que passou a usar fitas vermelhas nos carros e panos da mesma cor nas janelas dos apartamentos num sinal de de apoio à corporação.

O desgaste político do governador foi de tal ordem que a ele não restou, semanas depois, a única saída possível: pedir desculpas por suas ofensas aos bombeiros. A base aliada do governo no momento mais duro da crise (com destaque para o PMDB e o PT) também se recusou a discutir uma anistia para os presos. O PT também saiu inteiramente desgastado, o que não é novidade no Rio. O partido sempre preferiu lutar por cargos- é conhecido pelo partido da boquinha- do que empunhar a bandeira dos trabalhadores.

YOUPODE

Nenhum comentário:

Postar um comentário