er

er

sábado, 5 de novembro de 2011

CABRAL QUER VENDER OS QUARTÉIS DA PM



Com ‘UPP do asfalto’, batalhão da Tijuca vai ganhar novo nome

A Polícia Militar vai ganhar nova cara a partir do próximo ano, com a criação da “UPP do asfalto”. O projeto não vai mudar apenas a filosofia da PM, que busca uma aproximação maior com a população. Os batalhões também devem ganhar novos nomes. Com a demolição do 6º BPM (Tijuca) e a construção de uma nova sede no mesmo local, a Polícia Militar tijucana vai se tornar o 1º Batalhão de Polícia de Proximidade (BPP).

A participação do tenente-coronel Márcio Oliveira Rocha, comandante do 6º BPM, será fundamental na transição — ele atuou como coordenador operacional das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que vai servir de modelo para a mudança na corporação. O projeto piloto no batalhão foi anunciado pelo EXTRA na edição de 29 de outubro.

Duas reuniões entre a PM e a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) serviram para definir os detalhes do novo projeto, que inclui a demolição do Quartel-General da PM e a criação de um prédio administrativo da corporação, que deve ser construído num terreno na Praça Tiradentes.

— O novo Quartel-General da PM vai ser verticalizado — explicou o presidente da Emop, Ícaro Moreno.

Duas companhias destacadas na Tijuca

O 1º BPP terá duas companhias destacadas, para que haja integração maior com os moradores da Zona Norte do Rio. A ideia é desmembrar os grandes quartéis, com centenas de policiais, e fazer com que os batalhões possuam uma estrutura parecida com as UPPs. O projeto prevê uma integração entre a PM do asfalto e as UPPs do Andaraí, Borel, Formiga, Macacos, Salgueiro e Turano, na área do batalhão.

O plano será colocado em prática no começo do próximo ano, com o deslocamento de policiais para pontos turísticos no Parque da Tijuca e no Mirante das Paineiras.

QG pode ser vendido

Depois disso, a PM dará sequência à construção das companhias destacadas. Uma delas ficará na Tijuca. A outra, no Grajaú, onde a corporação planeja colocar policiais a cavalo.

Mas os terrenos ainda não foram definidos pela PM, que terá novas reuniões com a Emop na próxima semana. As mudanças também incluem o QG da Polícia Militar, que pode ser negociado com a Petrobras.

Assim como nas UPPs, os novos batalhões também terão uma contrapartida social. Uma das possibilidades, que pode ser aplicada na Tijuca, é organizar um campeonato de futebol com times de moradores dos bairros e das comunidades pacificadas, que chegaram a abrigar facções criminosas rivais. Os policiais das UPPs e do batalhão também participariam da iniciativa.

Experiência também no Méier

O projeto piloto será colocado em prática na Tijuca. Mas o 3º BPM (Méier) já toma medidas que farão parte do novo modelo dos batalhões. Lá, um antigo clube na Rua Engenheiro Oscar da Costa, no Engenho de Dentro, servirá como sede para a 4ª Companhia destacada, que contará com cerca de cem policiais militares.

A unidade, na mesma área de atuação da 26ª DP (Todos os Santos), vai facilitar um trabalho em conjunto com a Polícia Civil. A inauguração deve ocorrer nos primeiros meses do próximo ano, de acordo com o tenente-coronel Ivanir Linhares Fernandes Filho, comandante do 3º BPM.

— A ideia é fazer um policiamento destacado, com melhores condições de acesso naquela área — explicou.

Favorável às mudanças previstas na corporação, o tenente-coronel Linhares acredita que as companhias destacadas vão aproximar a PM da população.

— Às vezes, os comandantes ficam encastelados nos batalhões e a população não se aproxima. Com as companhias destacadas, o contato é mais direto.

3 comentários:

  1. UPP E O KARALHO VAI TOMAR NO CÚ .

    C.V RL COMPLEXO DO ALEMÃO,MANGUEIRA E MANGUINHOS E TUDO NOSSO QUEM MANDA E NOIS E NÃO ELES.

    ResponderExcluir
  2. UPP E UM LIXO DE PROJETO.

    ResponderExcluir
  3. SO MATANDO O BESTRAME E O CAÔBRAL PARA O RJ VOLTAR TER PAZ.

    ResponderExcluir