er

er

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ex-vereador acusado de integrar milícia é condenado a 14 anos de prisão

O ex-vereador do Rio e sargento do Corpo de Bombeiros, Cristiano Girão Matias, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a 14 anos, 6 meses e 6 dias de prisão, em regime fechado. Ele, que foi preso em 2009, acusado de integrar uma milícia na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, foi considerado culpado pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Além do ex-vereador, três acusados de integrar o bando também foram condenados: o policial civil Wallace de Almeida Pires, o Robocop; o bombeiro Carlos Fernando de Souza, o Zeca (ambos a sete anos de reclusão por quadrilha armada, em regime fechado); e Solange Ferreira Vieira, primeira ex-mulher do Girão (a quatro anos e oito meses de reclusão por lavagem de dinheiro, em regime semiaberto). Outras sete pessoas foram absolvidas.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, desde 1990, o bando cobrava dos comerciantes do bairro contribuições semanais em dinheiro em troca de segurança. Ainda segundo o MP, a quadrilha ainda obtém pagamentos de pessoas que exploram o transporte alternativo de passageiros, o comércio de botijões de gás e a distribuição clandestina de sinal de televisão a cabo.

EXTRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário