er

er

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Morre no Hospital Miguel Couto idosa que precisou entrar na Justiça para conseguir vaga em CTI

A pensionista Eda Nascimento, de 75 anos, morreu às 6h desta segunda-feira, no Hospital Miguel Couto, na Gávea. A idosa, que sofria com fortes dores abdominais, enfrentou uma peregrinação por cinco unidades de saúde do estado sem receber o atendimento devido. Ela estava internada desde a terça-feira passada no Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia, no Centro, e só conseguiu vaga ma unidade intensiva depois de a Justiça ameaçar os secretários de Saúde do município e do estado de prisão por crime de desobediência.

Apesar do estado grave da paciente, somente a Santa Casa a acolheu — sem, no entanto, ter a estrutura necessária para tratá-la. Para forçar uma solução, parentes recorreram, na sexta-feira, ao Plantão Judiciário, que determinou a transferência da paciente para a unidade da Barra em uma hora. O prazo foi cumprido, e os secretários Hans Dohmann (municipal) e Sérgio Côrtes (estadual) se livraram da prisão.

— É um absurdo isso que está acontecendo. Agora a gente precisa tomar esse tipo de medida para fazer valer os nossos direitos. O descaso na saúde pública está enorme — criticou Aldeci Nascimento, filho da pensionista, antes de a mãe morrer.

Outra filha da paciente, Rosangela Nascimento lembrou, com tristeza, das tentativas frustradas de buscar diagnóstico e tratamento para o sofrimento da mãe.

— Ela começou a se queixar das fortes dores no início do mês. Começamos a peregrinação por uma clínica em Nilópolis. Sem solução, procuramos um posto de saúde em Mesquita. De lá, fomos orientados a ir para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ainda passamos pelo Hospital Estadual Carlos Chagas, sem atendimento, até conseguirmos a vaga na Santa Casa. Enquanto isso, a situação dela só piorava — contou.

As ações contra o município e o estado na área de Saúde estão entre as principais demandas do Plantão Judiciário. De acordo com o técnico judiciário Robson Galvão, a cada plantão são feitos, em média, seis procedimentos obrigando a internação de pacientes. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são as campeãs de reclamações.

Na decisão judicial, assinada às 10h45m deste domingo, a juíza de direito Angélica dos Santos Costa escreveu ser “inaceitável que o Plantão Judiciário tenha que determinar o cumprimento ao estado/município de tarefa que aos mesmos já lhe é incumbida constitucionalmente”.

Em nota, a Secretaria estadual de Saúde informou que existe uma fila para ocupação de leitos de CTI, “independentemente da existência de mandado judicial ou não, e a vaga desses leitos depende da alta ou do óbito do paciente que a está ocupando”.

Sobre a decisão da Justiça, a Secretaria municipal de Saúde informou apenas que Eda conseguiu atendimento.

EXTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário