er

er

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ipea contesta queda no número de homicídios no Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma pesquisa que contesta a queda no número de homicídios no Rio de Janeiro.

Diante dos surpreendentes números da violência urbana apresentados mensalmente pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o economista Daniel Cerqueira, do Ipea, começou a investigar as mortes violentas sem causa determinada, bem mais numerosas no Rio do que em outros estados do país.

O estudo aponta que os registros de mortes violentas sem causa determinada vem caindo desde 2007. Segundo o Ipea, os números pularam de dez mortes em cada cem mil habitantes, em 2006, para 22, em 2009. Nesse período seriam 3.165 assassinatos não registrados.

"É uma falha escandalosa. Em qualquer país desenvolvido, as mortes indeterminadas são um resíduo. A morte é algo muito importante que tem que ser examinado não só do ponto de vista dos direitos humanos, mas, sobretudo, para fazer políticas públicas defensivas", explicou o economista, acrescentando que a estatística está "subdimensionada", já que essas mortes não têm registro.

Já a Secretaria estadual de Segurança Pública diz que a pesquisa do Ipea está contaminada por erros básicos e garante que não há manipulação nos estudos do ISP.

O órgão alega também que foram usados dois bancos de dados sérios - porém distintos - nos estudos do ISP e do Ipea, não havendo como compará-los. O posicionamento só foi divulgado após uma reunião, nesta terça-feira, entre representantes das secretarias de Segurança e da Saúde.

SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário