er

er

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Governador em exercício, PAULO MELLO acelera obras da CEDAE

Saquarema ganha obras do sistema de abastecimento de água


O Governo do Estado do Rio ( Governador em exercício, PAULO MELLO ) dará início, nesta segunda-feira (31), às obras da Cedae para implantação do sistema de abastecimento de água do distrito de Jaconé, em Saquarema, na Região dos Lagos. As obras foram orçadas em R$ 8 milhões. As intervenções beneficiam diretamente 12 mil habitantes, que hoje não contam com sistema público de abastecimento de água.

A Cedae realizará o assentamento de 30 metros de tubulação de 300 mm de diâmetro para fazer a captação de água do Rio Roncador; a construção de estação elevatória de água bruta com fornecimento e instalação de três conjuntos de bomba que ficarão submersos; estação de tratamento de água (ETA) para uma vazão de 150 mil litros por hora; o fornecimento e assentamento de 100 metros de tubulação interligando a captação de água à ETA; a construção de casa de química e de leito para secagem, estocagem e destinação final do lodo gerado no processo de tratamento.

Junto à nova ETA, a Cedae fará uma estação elevatória em prédio de alvenaria e concreto armado, onde serão instaladas três bombas. Será construído também reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água. A Cedae fornecerá e assentará 2,4 mil metros de tubulação de 300 mm de diâmetro para implantar a adutora de água tratada e outros 24 km de tubulação com diâmetros entre 50mm e 20mm para as redes distribuidoras.

No processo para abastecer Jaconé também serão feitas duas mil ligações com hidrômetros e desenvolvido programa de educação ambiental para a população local. A obra, fruto da parceria entre Estado e União, através da Caixa Econômica Federal, está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Este é mais um empreendimento alinhado com o abastecimento de água da região do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj).

Nenhum comentário:

Postar um comentário