er

er

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CONTRA CORRUPÇÃO NO RIO - DIA 20 ÀS 18:30 H NA CINELÂNDIA


Organizadora de protesto contra a corrupção no Rio espera que 25 mil pessoas compareçam à Cinelândia

"Não tenho carro de som, tampouco apoio de nenhum político ou partido, apenas uma vontade fora de controle de dar um basta nessa pouca vergonha. Vamos ou vai ficar em casa reclamando que o nosso povo, do qual todos fazemos parte, é sem atitude? Sou brasileiro, carioca e tô de saco cheio dessa história! Todos de verde, amarelo ou branco!!!". É com essa apresentação que a empresária Cristine Ferreira Maza, de 50 anos, e outros quatro amigos estão convocando, no site www.contracorrupcao.com.br, a população para participar de uma grande manifestação no próximo dia 20, a partir das 18h30m, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, contra a corrupção e a impunidade no país.

Moradora do bairro de Santa Teresa, casada, mãe de um filho de 20 anos, Cristine é uma das organizadoras do evento que já conta com a adesão de cerca de 26 mil pessoas no Facebook. A iniciativa da empresária e de seus amigos, conhecida como "Todos Juntos Contra Corrupção", nasceu nas redes sociais, vem ganhando força na internet, e foi, inclusive, noticiada pelo jornal espanhol "El País".

O GLOBO : Você acredita que a realização de manifestações desse tipo pelo país podem provocar algum resultado prático e efetivo contra a corrupção?

CRISTINE MAZA : Acredito que sim. Se eu não acreditasse, talvez não teria me envolvido nisso. Foi um despertar. O barulho é tamanho no Brasil inteiro que (as manifestações) vão fazer com que as autoridades repensem e que as pessoas aprendam a votar. Quem votou neles foi a gente. É hora de começar a pensar. Quem os colocou em Brasília foi a gente. Então, vamos ver quem são esses políticos, se eles têm a ficha limpa, o que eles fizeram, o que vão fazer. Temos eleições agora em 2012.

O GLOBO : Qual é o papel da sociedade neste momento?

CRISTINE MAZA : O eleitor precisa se atualizar, participar. Ver, por exemplo, quem está envolvido nesses recentes escândalos e não repetir os erros nas eleições. Temos que deixar esses políticos de fora.

O GLOBO : O que te levou a organizar um movimento contra corrupção?

CRISTINE MAZA : A indignação. Eu não esperava que tivéssemos uma adesão tão rápida e grande nas redes sociais. Fomos notícia até no jornal El País.

O GLOBO : Como será a manifestação contra corrupção e a impunidade no Rio?

CRISTINE MAZA : Já estamos confeccionando as faixas, os cartazes. Recebemos algumas doações, em materiais, de amigos, comerciantes. Como somos apartidários, não temos e nem recebemos dinheiro algum. No momento, por exemplo, estamos precisando de um carro-de-som. Somos um grupo de cinco amigos por trás do movimento Todos Juntos Pela Corrupção, criado em agosto deste ano. No evento, só daremos voz à sociedade. Não vamos abrir espaço para os políticos.

O GLOBO : Está previsto a participação de grupos de outros estados na marcha carioca?

CRISTINE MAZA : No dia 20, vão acontecer movimentos paralelos em Campo Grande, São Paulo, Recife e Manaus, entre outras cidades. Todos no mesmo dia, simultaneamente. No nosso site, disponibilizamos aos interessados imagens para que eles confeccionem camisas e se juntem a nós. No Rio, esperamos uma adesão de pelo menos 25 mil pessoas, como ocorreu em Brasília, no último fim de semana. Foi um sucesso. Aqui, todo mundo estará de verde e amarelo, com a bandeira do Brasil. Não queremos bandeiras de partidos. Queremos que o carioca se empenhe e apareça na nossa manifestação para mostrar toda a indignação que estamos sentindo.

Queremos que o carioca se empenhe e apareça na nossa manifestação para mostrar toda a indignação que estamos sentindo

O GLOBO : Qual é a principal dificuldade encontrada para convencer as pessoas a participarem? Na última quarta-feira, apenas 50 pessoas estiveram em um ato contra a corrupção na Cinelândia.

CRISTINE MAZA : Precisamos incentivar as pessoas. Já consegui espalhar alguns cartazes nas ruas de Santa Teresa, onde eu moro. Vamos distribuir também no Centro do Rio, em Copacabana e na Tijuca. Vamos fazer um trabalho de formiguinha nas ruas e na internet. Não temos dinheiro.

O GLOBO : Como você avalia a ausência nas recentes manifestações de entidades tradicionais da Histórhttp://www.blogger.com/img/blank.gifia do Brasil em grandes marchas, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Central Única de Trabalhadores (CUT)?

CRISTINE MAZA : Parece que está todo mundo adormecido de uns anos para cá. Depois das Diretas Já e do impeachement do ex-presidente Fernando Collor, ninguém mais se mobilizou. As pessoas se acomodaram. Chegamos ao limite. E o limite é agora. Acho que as manifestações contra corrupção vão acontecer mais vezes. Mas essas entidades, na verdade, agora têm um partido. Elas não estão mais apartidárias. Todas têm ligações políticas. Se participarem das marchas, complica.

O GLOBO : O que você espera da presidente Dilma Rousseff no combate à corrupção?

CRISTINE MAZA : Eu queria muito que ela continuasse a fazer essa faxina. Na verdade, não sei o que esperar dela. A Dilma não está mais tão empenhada. A varredura nos ministérios acabou. Ninguém falou mais nada.

4 comentários:

  1. Vamos ver se esse Cabral caí, ou não caí.
    Por falar nisso, que decepção essa Cidinha, chamou todo mundo de ladrão na ALERJ, disse que ali era casa de ladrões, será que estava falando dela também, não deu nome de ninguém. Vive puxando o saco do Cabral, como ela mesma disse mamando nas tetas da corrupção. O seu programa tá afundando, vai pedir ao Cabral pra te patrocinar, pede para te colocar na Globo. TÚ, Tú. Eleição nunca mais!

    ResponderExcluir
  2. Cabral vai ganhar! uma passagem pra sair desse lugar...
    Não é de de trem, nem de metrô, nem de avião é algemado no caveirão...
    Hê governo ladrão...

    Marchinha do Cabral.

    ResponderExcluir
  3. Cabral não explicou os roubos da saúde, o último de 354 milhões com suas cooperatuivas. Tenta criar um fato para desviar a atenção com a PL das OS inconstitucionais. Dizem que foi orientação do MP. Não acredito!

    ResponderExcluir
  4. Paulo Melo ou Paulo Maria Mole, sei lá! apoia o Cabralmal, porque é sócio dele, em várias maracu. Não são maracujás, são laranjas, o que são os laranjais de Saquarema? Alguém sabe?
    Dizem por aí, que não tem um serviço público em Saqua, que não faça parte dos laranjais. Principalmente a saúde! esse cara tem que querer OS, legaliza os laranjais e mantém seu curral eleitoral. Assim é muito fácil ser eleito, vai vender cocada...

    ResponderExcluir