er

er

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Júlio Lopes e Rogério Onofre não comparecem na audiência pública da ALERJ


Deputados pedem CPI para apurar acidente com bonde em Santa Teresa
Os deputados Gilberto Palmares (PT) e Paulo Ramos (PDT) informaram na manhã desta quinta-feira, durante uma audiência pública na Alerj, que encaminharam ao presidente da Casa, Paulo Melo (PMDB), um requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas do acidente com o bonde de Santa Teresa, que deixou seis mortos. De acordo com Paulo Ramos, cerca de 20 parlamentares assinaram o pedido.

Ao final da audiência, os deputados e moradores decidiram ainda que será formada uma comissão (com deputados federais e estaduais, além de vereadores) para procurar o governador Sergio Cabral. Eles querem marcar uma reunião para tratar dos acidentes e do sucateamento do serviço. Os parlamentares vão apelar à presidência da Alerj para que a CPI seja formada o quanto antes.

Cerca de 200 pessoas estiveram na manhã desta quinta-feira na Alerj para discutir os problemas do sistema de bondes de Santa Teresa. A direção da associação de moradores de Santa Teresa (Amast), no entanto, pretende convocar uma nova audiência, pois o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, o presidente da Central Logística, que administra os bondes, e interventor do sistema de bondes de Santa Teresa, Rogério Onofre, apesar de convidados não compareceram ao evento.

Um dos diretores da Amast, Álvaro Braga, disse que vai pedir aos deputados presentes na audiência que façam uma convocação formal. Segundo Braga, a audiência de hoje já tinha sido marcada muito antes do acidente do dia em 27 de agosto, que deixou mortos e feridos.

- Nossa preocupação com o sistema é antiga. Já aconteceram vários acidentes. Desde a morte do turista francês, estamos pedindo que o poder público tome uma atitude. Lamentamos que o secretário e os outros convidados não tenham comparecido ou sequer mantado representantes. Era um momento de esclarecermos vários pontos.

O delegado titular da 7ª DP de Santa Teresa, Tarcísio Jansen, veio até a Alerj para explicar como está o andamento do inquérito. Ele informou que aguarda o resultado da perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e que ainda está ouvindo testemunhas sobre o acidente. Jansen acrescentou que não está medindo esforços com objetivo de finalizar o inquérito antes do fim do prazo, que está marcado para o dia 29 de setembro.

Na terça-feira, a Associação dos Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) entregou um documento com sete demandas ao interventor do sistema de Bondes de Santa Teresa, Rogério Onofre, entre elas transparência na recuperação dos bondes. Entre as principais reivindicações do grupo, está a participação de uma comissão consultiva, composta por moradores, especialistas e instituições (como CREA e IPhan), no programa de reestruturação do sistema de bondes. Esta comissão, de acordo com a reivindicação da Amast, deveria ter acesso ao inventário patrimonial, informações financeiras e orçamentárias e etc.

O documento pede, ainda, a criação de uma ouvidoria, a realização de audiências públicas e o cumprimento das decisões judiciais que determinaram o cumprimento do Programa Estadual de Transporte, incluindo a devolução à ativa dos 14 bondes tradicionais. Outro pedido é o fim do projeto dos VLTs:

"Encerramento definitivo da relação contratual com a TTRANS, cujo contrato foi declarado ilegal pelo TCE e cujo projeto de 'modernização' resultou em sete protótipos de VLTs com graves falhas reconhecidas pelo CREA", diz trecho do documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário